CEBs participam da celebração do 9º Dia Mundial dos Pobres em Governador Valadares
CEBs participam da celebração do 9º Dia Mundial dos Pobres em Governador Valadares
DEZEMBRO DE 2025
A Equipe de Animação e Articulação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em parceria com diversas pastorais e movimentos, participou no último sábado, 22 de novembro, das atividades em comemoração ao 9º Dia Mundial dos Pobres. O evento aconteceu no Estacionamento Pedra Negra, na Diocese de Governador Valadares, e reuniu inúmeras pessoas em uma manhã dedicada à solidariedade e ao cuidado com os mais vulneráveis.
A programação contou com uma série de ações voltadas ao atendimento e acolhida da população em situação de pobreza. Entre elas, foram oferecidos café da manhã, corte de cabelo, banho e varal solidários, além de aferição de pressão arterial. O clima de fraternidade foi reforçado com música ao vivo e um almoço preparado para todos os presentes.
Devido ao forte calor da manhã, os participantes também foram contemplados com picolés e porções de açaí ao final do encontro. Toda a iniciativa foi coordenada pela Pastoral do Povo em Situação de Rua, que conduziu as atividades com o apoio das equipes voluntárias.
O evento reforçou o espírito comunitário e o compromisso das CEBs e das pastorais da Diocese de Governador Valadares com a promoção da dignidade e do cuidado com os pobres, em sintonia com o chamado do Papa Francisco para uma Igreja cada vez mais próxima dos que mais precisam.
Por: Cláudia Miffarreg – CEBs, Diocese de Governador Valadares
Fotos: Diversos
NOVEMBRO DE 2025
Mariana (MG) — A cidade de Mariana recebeu, no dia 9 de novembro, a 8ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, que reuniu cerca de 4 mil participantes sob o tema “Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum” e o lema “10 anos do Crime: Memória, Justiça e Esperança”.
O evento teve como objetivo relembrar o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O desastre, causado pelas empresas Vale, BHP Billiton e Samarco, deixou 20 mortos e espalhou milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério ao longo de 600 quilômetros, do interior de Minas até Regência (ES), onde o Rio Doce encontra o Oceano Atlântico.
Durante a romaria, os participantes — chamados de “peregrinos de esperança” — manifestaram solidariedade às vítimas e reafirmaram a luta por justiça, reparação e preservação ambiental. O encontro também foi momento de oração, memória e compromisso coletivo com o cuidado da “Casa Comum”, em sintonia com o apelo do Papa Francisco na Laudato Si’.
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Micro Região Centro II marcaram presença ativa na celebração, reforçando seu engajamento nas causas que promovem a vida e a justiça social. Segundo os articuladores, as CEBs seguem firmes em sua missão de serem sinais de esperança na construção de uma sociedade fraterna, justa e ambientalmente responsável.
Ana Dalva Martins
Membro da Equipe de Animação das CEBs da Micro Região Centro II / Província Eclesiástica de Mariana-MG (Arquidiocese de Mariana e Dioceses de Caratinga, Ipatinga, Guanhães, Itabira-Cel. Fabriciano e Gov. Valadares)